quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Banco Matone reduz em 37% o tempo de rotina de banco de dados
Organização aprimora processamento do banco de dados SQL e ganha fôlego para a garantia da continuidade dos serviços.
Por Rodrigo Afonso, da COMPUTERWORLD
05 de agosto de 2009 - 07h00
O Banco Matone, instituição de crédito do Rio Grande do Sul, conseguiu reduzir em 37% o tempo de processamento de seus bancos de dados para fechamento mensal com o uso do serviço de tuning. A empresa escolhida para o processo foi a Advanced IT, especializada na implantação de melhores práticas em tecnologia da informação.
O banco, que lida com alto volume de informações, precisa fechar diariamente as informações sobre o fluxo de cobrança e pagamento, reservas, consolidação da movimentação diária, informações essenciais para a contabilidade, para o início diário das operações e para atender a regras do Banco Central.
Antes do tuning, o fechamento do mês não ficava pronto antes das 9h do dia seguinte, que é o horário de abertura do banco ao público. “O sistema deveria estar disponível antes das 9h para a realização de processos administrativos e isso não ocorria”, afirma um especialista em tecnologia da informação do Matone, Guilherme Costa.
“Estávamos em um ponto crítico do sistema de processamento. Havia situações em que o fechamento mensal chegava ao limite do período para a abertura do expediente. Se nada fosse feito, chegaríamos a uma situação na qual não faríamos a virada do mês com eficiência”, conta o gerente de infraestrutura do Matone, Elton Peiter.
Depois da realização da otimização dos bancos de dados, o fechamento passou a ser realizado em tempo hábil, até às 7h, tendo seu tempo reduzido de 12 horas para 7 horas e 30 minutos, além de ganho de 60GB de espaço em disco e redução de tempo de extração de relatórios de acompanhamento de 3 horas para 20 minutos.
“Com a introdução de rotinas, relatórios e outros processos agregados às aplicações de negócios, o trabalho para a melhoria dos bancos de dados vai permanecer continuamente”, diz Costa.
Por Rodrigo Afonso, da COMPUTERWORLD
05 de agosto de 2009 - 07h00
O Banco Matone, instituição de crédito do Rio Grande do Sul, conseguiu reduzir em 37% o tempo de processamento de seus bancos de dados para fechamento mensal com o uso do serviço de tuning. A empresa escolhida para o processo foi a Advanced IT, especializada na implantação de melhores práticas em tecnologia da informação.
O banco, que lida com alto volume de informações, precisa fechar diariamente as informações sobre o fluxo de cobrança e pagamento, reservas, consolidação da movimentação diária, informações essenciais para a contabilidade, para o início diário das operações e para atender a regras do Banco Central.
Antes do tuning, o fechamento do mês não ficava pronto antes das 9h do dia seguinte, que é o horário de abertura do banco ao público. “O sistema deveria estar disponível antes das 9h para a realização de processos administrativos e isso não ocorria”, afirma um especialista em tecnologia da informação do Matone, Guilherme Costa.
“Estávamos em um ponto crítico do sistema de processamento. Havia situações em que o fechamento mensal chegava ao limite do período para a abertura do expediente. Se nada fosse feito, chegaríamos a uma situação na qual não faríamos a virada do mês com eficiência”, conta o gerente de infraestrutura do Matone, Elton Peiter.
Depois da realização da otimização dos bancos de dados, o fechamento passou a ser realizado em tempo hábil, até às 7h, tendo seu tempo reduzido de 12 horas para 7 horas e 30 minutos, além de ganho de 60GB de espaço em disco e redução de tempo de extração de relatórios de acompanhamento de 3 horas para 20 minutos.
“Com a introdução de rotinas, relatórios e outros processos agregados às aplicações de negócios, o trabalho para a melhoria dos bancos de dados vai permanecer continuamente”, diz Costa.
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