quarta-feira, 10 de junho de 2009

Redes sociais impulsionam a inovação das empresas

segunda-feira, 8 de junho de 2009, 18h25 - TI Inside

A Atos Origin anuncia a segunda edição do Look Out para destacar o papel vital da tecnologia para ajudar empresas a aumentar receitas, trabalhar com sucesso com clientes e parceiros e conquistar novas oportunidades de negócios. Foi constatado que o uso de tecnologias colaborativas como redes sociais serve para impulsionar a inovação, pois agrega, atualiza e compartilha de modo online, as informações entre equipes globais.

“As organizações dos setores públicos e privados precisam ser transparentes para reconstruir a confiança pública”, diz Han van der Zee, editor-chefe do estudo. “Elas precisam deixar as informações mais acessíveis e permitir a contribuição de pontos de vistas por diferentes canais, incluindo blogs e redes sociais. Elas também precisam demonstrar que querem construir um relacionamento genuíno com seus clientes, ouvindo as informações compartilhadas com eles e tomando as atitudes certas”.

Foi comprovado que a maioria das empresas não explora de maneira eficaz seu conhecimento. O uso mais amplo de tecnologias de colaboração pode ajudar organizações a tirar partido das informações e experiência existentes para inovar e construir novos modelos de negócios. “As empresas que continuam a prosperar na recessão por meio da adoção de práticas inovadoras estão ganhando uma vantagem competitiva significativa”, diz Dominique Rérat, vice-presidente sênior de inovação e desenvolvimento de negócios.

Sobre a recessão econômica, o relatório confirma que o meio ambiente ainda permanece no topo da agenda pública e corporativa. Com emissões de carbono e sustentabilidade se tornando tópicos ainda mais importantes, as empresas que empregam tecnologia e práticas verdes ajudarão a reduzir o uso de energia e o desperdício, além de viabilizar a colaboração e gerarão de novos mercados potenciais.

Nenhum comentário: