domingo, 14 de junho de 2009

Empresas devem estar atentas aos riscos da terceirização

sexta-feira, 12 de junho de 2009, 14h07 - TI Inside

As empresas estão cada vez mais dependentes de fornecedores externos para prover soluções e serviços necessários para manter o andamento do negócio e a competitividade, o que pode ser uma proposta muito arriscada, principalmente em tempos de desaceleração econômica, avalia o Gartner.

Segundo Helen Huntley, vice-presidente de pesquisas do Gartner, à medida que as empresas aumentam a dependência de fornecedores terceirizados de produtos e serviços ficam cada vez mais expostas a riscos, principalmente aqueles envolvendo problemas com a entrega dos serviços e produtos contratados.

Por esse motivo, observa a analista, é crucial para as organizações que utilizam fornecedores externos entender os fatores de risco que permitem avaliar as falhas a que estão expostas.

Para ajudar nessa empreitada, o Gartner definiu quatro critérios principiais de monitoramento de risco com os quais as empresas devem estar atentas. O primeiro é o risco organizacional, com foco nas mudanças no quadro de pessoal dos fornecedores. Segundo a consultoria, muitas alterações no quadro de funcionários, principalmente em cargos mais altos, são indícios de que o fornecedor pode estar passando por dificuldades.

O segundo critério são os riscos financeiros e a consultoria avalia que é importante para as empresas monitorarem o desempenho financeiro dos seus fornecedores, como balanços e lucro líquido, ações, entre outros.

Como terceiro fator de monitoramento de riscos, o Gartner aponta os riscos de suporte. De acordo com a consultoria, as empresas devem estar atentas ao suporte dos produtos e serviços e se estes estão sendo entregues de acordo com os padrões previstos nos contratos. Esses fatores estão relacionados a mudanças que são realizadas nas soluções e que podem estar atreladas a demissões de pessoas-chave para o negócio do fornecedor, diminuição no nível do serviço ou deficiências nos produtos e serviços entregues.

Por fim, o Gartner revela que o quatro critério envolve os riscos de estratégia. A consultoria aconselha as empresas a ficarem atentas às alterações nas estratégias de negócios de seus fornecedores, como mudanças na abordagem de vendas e de marketing, estratégia geográfica do produto e foco de mercado de atuação.

Nenhum comentário: