quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pesquisa: fatores decisivos para a compra de produtos e serviços

São Paulo - De acordo com estudo da Forrester Research, os responsáveis pela tomada de decisão de tecnologia nas empresas procuram fornecedores mais flexíveis.

Por Thomas Wailgum, CIO/EUA
10 de junho de 2009 - 09h11

Baseados na necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade operacional, os gestores TI das organizações estão em busca de fornecedores que, além de produtos, possam oferecer diferentes alternativas de serviço, opções que tragam valor ao negócio e estabilidade de atendimento e preço. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pela empresa de pesquisas Forrester Research e que consultou 700 executivos de todo o mundo, nos últimos seis meses.

O levantamento aponta que, por conta da concentração das ofertas de soluções nas mãos de poucos fornecedores - por conta de fusões e aquisições ocorridas nos últimos anos -, os clientes passaram a priorizar contratos com empresas capazes de integrar seus produtos/serviços às soluções já existentes.

“Clientes preferem os players mais flexíveis, que incorporam suas ferramentas ao ‘pacote’, atuam por meio de ofertas de software como serviço e de outsourcing dos processos de negócio”, explica Ray Wang, vice-presidente de análise e pesquisa da Forrester Research.

Além disso, o estudo também mostra que, com a obrigação reduzir custos, os gestores de TI estão agindo com mais cautela no momento de fechar contratos com fornecedores e aceitar as taxas de manutenção e de suporte estipuladas nos contratos.

Wang afirma que, atualmente as taxas cobradas pelos fornecedores têm sido questionadas pelos gestores de TI, “os quais passaram a exigir que o montante pago seja proporcional aos investimentos feitos pelo provedor em inovação, melhoria de serviços e agilidade de suporte”, detalha o especialista.

Já em relação à estabilidade, as garantias oferecidas pelos provedores de serviços ou de soluções têm se tornado fator determinante para a escolha do parceiro de negócios. Antes de selar um acordo, os clientes precisam de documentos que expressem de que maneiras a companhia contratada garante o nível de atendimento e os preços determinados até o término do contrato.

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