terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Estudo revela que gestão de TI está mais complexa
Levantamento aponta que os profissionais atribuem às barreiras a falhas na condução do departamento, à proliferação de tecnologias no mercado e à criação de dinâmicas burocráticas de aprovação de projetos.
Por CIO/EUA
10 de dezembro de 2009 - 18h16
Ninguém disse que gerenciar os sistemas corporativos de TI é uma tarefa fácil. No entanto, com base nos últimos dez anos, quando muitas tecnologias surgiram, seria razoável afirmar que a gestão tecnológica das empresas tenderia a tornar-se menos árdua e complexa. Aí que as pessoas se enganam.
Conforme 2010 se aproxima e o mercado de tecnologia contabiliza milhares de lançamentos durante a década que passou, a verdade aparece: o gerenciamento dos ambientes de TI está infinitamente mais complicado do que há alguns anos, quando os CIOs estavam preocupados com o bug do milênio.
Os resultados de uma pesquisa realizada com 353 decisores de TI pela Technology Services Industry Association - entidade norte-americana que reúne os fornecedores de serviços - confirma essa perspectiva.
Dois terços dos profissionais ouvidos para o estudo afirmam que, na medida em que o ambiente corporativo de TI está mais complexo do que há cinco anos, é mais difícil implementar projetos de software de forma ágil e eficiente. Eles atribuem esse cenário à proliferação de tecnologias no mercado e à criação de dinâmicas burocráticas de aprovação de projetos nas empresas.
Cerca de 53% dos participantes também assumiram que menos da metade dos usuários que deveria acessar o software consegue fazer isso de forma adequada. Isso faz com que as empresas não consigam atingir todos os benefícios como redução de custos, aumento de receita, diferenciação competitiva, entre outros, que são os principais motivos pelos quais os investimentos em software acontecem.
Quase 60% dos compradores de software que responderam à pesquisa disseram que o CEO ainda responsabiliza o departamento de tecnologia por toda falha relacionada aos sistemas ou dados corporativos. Isso porque a maioria das companhias quer poder contar com um fluxo de dados sempre disponível e ágil sem investir o necesário. Gerenciar informações é uma tarefa extremamente complexa e que implica no investimento em software.
Entretanto, os membros do C-level não entendem que, por mais complexa que seja, a TI é um elemento estratégico das empresas atualmente e, para gerar resultados positivos, necessita de um orçamento à altura de suas responsabilidades. Ainda mais se levado em conta previsão da consultoria Gartner que indica que o volume de dados corporativos deve aumentar 650% nos próximos cinco anos.
Por CIO/EUA
10 de dezembro de 2009 - 18h16
Ninguém disse que gerenciar os sistemas corporativos de TI é uma tarefa fácil. No entanto, com base nos últimos dez anos, quando muitas tecnologias surgiram, seria razoável afirmar que a gestão tecnológica das empresas tenderia a tornar-se menos árdua e complexa. Aí que as pessoas se enganam.
Conforme 2010 se aproxima e o mercado de tecnologia contabiliza milhares de lançamentos durante a década que passou, a verdade aparece: o gerenciamento dos ambientes de TI está infinitamente mais complicado do que há alguns anos, quando os CIOs estavam preocupados com o bug do milênio.
Os resultados de uma pesquisa realizada com 353 decisores de TI pela Technology Services Industry Association - entidade norte-americana que reúne os fornecedores de serviços - confirma essa perspectiva.
Dois terços dos profissionais ouvidos para o estudo afirmam que, na medida em que o ambiente corporativo de TI está mais complexo do que há cinco anos, é mais difícil implementar projetos de software de forma ágil e eficiente. Eles atribuem esse cenário à proliferação de tecnologias no mercado e à criação de dinâmicas burocráticas de aprovação de projetos nas empresas.
Cerca de 53% dos participantes também assumiram que menos da metade dos usuários que deveria acessar o software consegue fazer isso de forma adequada. Isso faz com que as empresas não consigam atingir todos os benefícios como redução de custos, aumento de receita, diferenciação competitiva, entre outros, que são os principais motivos pelos quais os investimentos em software acontecem.
Quase 60% dos compradores de software que responderam à pesquisa disseram que o CEO ainda responsabiliza o departamento de tecnologia por toda falha relacionada aos sistemas ou dados corporativos. Isso porque a maioria das companhias quer poder contar com um fluxo de dados sempre disponível e ágil sem investir o necesário. Gerenciar informações é uma tarefa extremamente complexa e que implica no investimento em software.
Entretanto, os membros do C-level não entendem que, por mais complexa que seja, a TI é um elemento estratégico das empresas atualmente e, para gerar resultados positivos, necessita de um orçamento à altura de suas responsabilidades. Ainda mais se levado em conta previsão da consultoria Gartner que indica que o volume de dados corporativos deve aumentar 650% nos próximos cinco anos.
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