quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Análise: preços de outsourcing de TI devem cair em 2010

A previsão é de os preços continuem instáveis, em meio a questões econômicas como offshoring, pressão de consumidores e redução nos serviços de vendedores.

Por CIO/EUA
12 de dezembro de 2009 - 07h00

Em geral, os preços do setor de outsourcing caíram em 2009 e os analistas da indústria estimam que a essa tendência continue no próximo ano.
Além da recessão econômica global, outros fatores que derrubaram os preços dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) incluem a realocação de processos de negócio de um país para outro (offshoring), pressão dos consumidores e redução dos serviços de vendedores.

“Vemos cada vez mais companhias adotando a terceirização offshore para aproveitar a vantagem global das oportunidades de trabalho do que no passado”, diz o chefe executivo de outsourcing da consultora Alsbridge, Bem Trowbridge. “Um dos problemas que vemos é que a redução de preços também pode ser causada pela desagregação de serviços”.

O chefe executivo da consultoria de outsourcing EquaTerra, Mark Ton, afirma que os compradores de serviços de terceirização têm focado em reduções de custos e investimentos em 2009. Toon acredita que os consumidores de serviços de TI continuarão a dar importância a preço em 2010. “Além dessa questão, haverá a necessidade de garantir que todos os termos do acordo não comprometam o sucesso”, completa o líder de pesquisas globais da empresa, Stan Lepeak.

Caso a economia ganhe força no próximo ano, há quem diga que o mercado não será dos consumidores. “Muito depende se os sinais de recuperação vão indicar uma situação real”, avalia o diretor de análises financeiras da consultoria de outsourcing TPI, Chris Kalnik. “Se a economia ganhar força, a TPI acredita que os provedores de serviço tentarão recuperar parte das reduções de preços feitas durante o último ano", completa.

O efeito RIM nos preços

No lado da infraestrutura do setor de outsourcing de TI, as ações de mercado continuarão a mudar para a entrega remota de serviços onde for possível, e as empresas de offshoring reduzirão ainda mais os preços de serviços para desktops e redes.

Mas essas economias podem durar pouco. Os serviços da Research in Motion (RIM) não estão disponíveis para todos. “A experiência nesse mercado já permitiu às organizações identificar quais processos são melhores distribuídos localmente”, afirma o diretor de tecnologia da informação da EquaTerra, Paul Cornelisse.

Em geral, a maioria dos serviços de infraestrutura terá redução em pequenas porcentagens no próximo ano, segundo a Compass America. Isso exclui os custos de armazenamento, que continuarão a cair - outros 25% em 2010.

Preços de outsourcing de TI e a mania de fusões
A maior novidade na indústria de outsourcing em 2009 foi a consolidação de fornecedores. A HP completou a integração da EDS, e novas fusões foram anunciadas entre a Dell e a Perot Systems e a Xerox e a ACS, entre outras. “As consolidações recentes podem manter a pressão ascendente dos preços, especialmente se os outros fornecedores seguirem o exemplo”, afirma Trowbridge.
A redução da concorrência raramente reduz os preços. Mas, segundo ele, a participação continua dos vendedores offshore no mercado pode ajudar a manter os preços sob controle: “Nós antecipamos que essa previsão de elevação será mais do que compensada pela capacidade de distribuição global no mercado. Há uma área que exigirá uma reavaliação, conforme as mudanças de 2010".

Novos modelos de preços

Em meio à continuação das incertezas econômicas, os clientes de outsourcing vão procurar flexibilidade nos preços em 2010. “Vemos uma ênfase maior nos preços baseados na demanda principalmente porque as companhias não conseguem prever qual será a repercussão”, afirma o chefe de práticas financeiras da EquaTerra, Bob Cecil. “Também prevemos isso para preços baseados no aumento”.

A computação em nuvem também vai atrair mais clientes. O chefe de práticas de arquiteturas financeiras da EquaTerra, Dave Brown, diz que os provedores e clientes de serviços de nuvem começarão a entender melhor os preços do setor como serviço em 2010, e isso levará as organizações a adotar o novo modelo de distribuição.

“O lado ruim é que essas são ofertas imaturas para as transações de outsourcing e ainda passarão por várias mudanças antes da estrutura de preços certa surgir”, completa Brown.

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