terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pesquisa: metade dos programadores querem trabalhar com SaaS em 2009

Fornecimento de softwares como serviço deve explodir neste ano, mas desenvolvedores precisam ficar atentos para a fase de amadurecimento das tecnologias.

Por IDG News Service/EUA
12 de janeiro de 2009 - 15h39

De acordo com pesquisa conduzida pelo instituto Evans Data Corporation, metade dos desenvolvedores de todo o mundo espera trabalhar com aplicações SaaS - software como serviço - neste ano. A pesquisa ouviu 1,3 mil programadores.

Para John Andrews, presidente e CEO da Evans, o levantamento indica que as empresas estão começando a acreditar nos benefícios do SaaS em relação ao modelo tradicional, tanto pelo menor custo quanto pela facilidade com que é executado. “Não se trata de uma tendência que vai perder força”, afirma.

Ben Hoelting, desenvolvedor de software da Colorado Techology Consultants, já se considera um profissional híbrido, trabalhando com aplicativos personalizados com foco na plataforma .NET, da Microsoft. “A linha entre desenvolvedor Windows e desenvolvedor Web está ficando muito tênue”, diz o profissional.

Enquanto isso, grandes empresas de SaaS, como a Salesforce, estão indo além da venda e desenvolvimento de aplicações SaaS e buscam vender o conceito de desenvolvimento baseado em cloud computing.

“Os programadores estão começando a tratar vários serviços on-line como meta componentes”, afirma Peter Coffee, diretor de pesquisa de plataforma da Salesforce. Ele cita um exemplo da sua própria companhia, na qual os programadores utilizam a plataforma Force.com como interface principal do usuário e mecanismo lógico de aplicação, os serviços da Amazon.com para contar com um servidor escalável para a plataforma e o Google Docs para ferramentas de colaboração. A Salesforce anunciou, recentemente, parceria com os dois fornecedores.

De acordo com a pesquisa da Evan, somente 10% dos programadores já trabalham nessa integração entre cloud e SaaS, mas outros 25% afirmaram que pretendem realizar a adoção dessas tecnologias integradas em algum momento.

Desafios
O desenvolvimento em Cloud e SaaS criou novas oportunidades, mas os desenvolvedores ainda precisam adquirir novas habilidades e pesar alguns fatos importantes. “É preciso prestar atenção no tratamento das informações e na conexão entre diferentes fontes de dados e a aplicação SaaS”, diz Michael Cote, analista da consultoria Redmonk. “Há também a questão da segurança: como estabelecer uma rede de conexões seguras para seu SaaS?”, questiona.

A escolha da arquitetura também é importante. Pode-se optar por desenvolver aplicações que utilizam somente o poder do servidor do fornecedor ou que também utilizem processamento da máquina do cliente.

Se a escolha for por rodar totalmente no fornecedor, os desenvolvedores mantém toda a aplicação sob seu controle, com maior acesso para realizar diagnósticos. Mas isso tem uma conseqüência. “Sabendo disso, os consumidores vão esperar que as coisas sejam resolvidas de forma muito mais rápida e eficiente”, diz Cote.

Nenhum comentário: