quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Gartner lista 10 desafios que serão enfrentados pelos CIOs durante a crise

Cuidar bem dos talentos, prestar atenção no futuro e sobreviver a 2009 sem efeitos colaterais são os temas centrais dos 10 desafios que os CIOs enfrentarão.

Por IDG News Service/Cingapura
08 de janeiro de 2009 - 07h40

“A crise econômica do final de 2008 criou a situação mais desafiadora para os negócios experimentada pelos CIOs de todo o mundo. Eles enfrentam um ano incerto e desafiador pela frente”. As declarações são de Mark Raskino, vice-presidente do instituto de pesquisas da Gartner para mercados emergentes.

Segundo Raskino, muitos CIOs já foram orientados a operar com orçamentos menores e estão diante da difícil tarefa de cortar alguns gastos previstos no curto prazo sem prejudicar a recuperação do crescimento planejada pela maioria das companhias.

Diante disso, a Gartner elaborou uma lista com 10 resoluções que os CIOs devem tomar para passar no teste que a economia global lhes impôs.

1 – Construa relacionamento com universitários
Para manter as habilidades da empresa e um grupo de trabalho competente, a Gartner recomenda que CIOs construam uma associação de universitários de TI em suas páginas web, participem de redes sociais on-line com esses estudantes e estabeleçam esquemas de recompensa para os funcionários que conseguem recrutar esses universitários.

2 – Não seja a exceção em meio às novas regras do mercado
Em tempos de tensão, liderar por meio de exemplos importa mais do que de costume. Da linguagem corporal ao vocabulário, os CIOs devem adotar dois ou três comportamentos chave que combinam com a direção que eles querem dar à organização. Vale até abandonar a idéia de optar pelo mais pomposo modelo de smartphone na hora de trocar de celular. Os sinais farão com que as pessoas em volta comentem e pensem sobre seus próprios valores e comportamentos.

3 – Comece a buscar talentos-chave
Em um mercado de crise, inundado de bons profissionais, até pessoas muito boas podem acabar ficando sem uma boa posição no mercado por meses. Para conseguir recrutar algumas dessas pessoas, os CIOs precisam utilizar os caminhos de uma rede de contatos bem estabelecida onde o grupo de talentos é forte. Em vez de esquecer dos caça-talentos e agências de recrutamento, os CIOs devem insistir em interagir com esses parceiros para conhecer novos talentos. O objetivo é preencher muito bem as poucas vagas que surgirem na organização.

4 – Prepare-se para o inesperado
Pode parecer paradoxal, mas é possível se preparar melhor para o inesperado. É importante desenvolver estilos de pensamento e cenários de referência para a equipe e para o próprio CIO. O conselho é convidar pessoas de fora para a discussão, principalmente aquelas que são de meios diferentes e que vão provocar e até irritar a maioria das pessoas. Querendo ou não, isso gera reflexão.

5 – Participe das redes sociais ativamente
A Gartner aconselha que CIOs mostrem suas caras nas redes sociais para iniciar a participação do restante de sua equipe. Observar não é o suficiente. Utilizar as mídias sociais de maneira mais aberta para se comunicar internamente ou externamente reconstrói confiança na marca da organização, cria novos valores na cultura organizacional, desenvolve idéias e refina soluções.

6 – Leve cloud computing a sério.
Cloud computing pode ser uma grande coqueluche, mas não se trata de um modismo. É uma das maiores evoluções da tecnologia comercial e os CIOs devem levá-la muito a sério. Em 10 anos, a maior parte da tecnologia deve ter seus serviços nas nuvens, razão pela qual os CIOs precisam levar a organização à essa direção. Para tanto, é necessário imergir em leituras sobre os termos e sub-tendências que envolvem a tecnologia e testar pessoalmente uma variedade de aplicações cloud.

7 – Não se arrisque com demissões precipitadas
Os CIOs ficarão sob pressão nesse momento. Será tentador cortar rapidamente áreas onde as equipes estão trabalhando em objetivos de longo prazo que parecem ser de pequena relevância. É importante resistir a essa tentação, levando em conta que essas pessoas serão as mais difíceis de serem substituídas no futuro, simplesmente porque seus trabalhos não são de entrega rápida. Em vez disso, o CIO deve repensar a tática dessas equipes e reorganizar os trabalhos.

8 – Comece a oferecer almoços gratuitos para discutir processos com os revendedores
CIOs vão querer que seus revendedores sejam flexíveis e cortem custos. Para tanto, terão que rever seu estilo de relacionamento. Eles devem identificar o principal gerente em cada um dos revendedores chave e convidá-los para um almoço ou um jantar para discutir a otimização de custos que ambos pretendem para o ano.

9 – Cortar gastos é importante, mas com critério
Cortes de gastos devem ser realizados de maneira responsável e sensata. Os verdadeiros cortes ocorrem, por exemplo, com o que se gasta em viagens de avião. Retirar os biscoitos da mesa de reuniões ou limitar excessivamente as aquisições de treinamento ou softwares pode causar prejuízos e desconforto na equipe.

10 – Mantenha-se atualizado sobre tendências a serem consideradas em 2009
Com tanto trabalho a ser feito, a Gartner gosta de relembrar que os CIOs devem manter um tempo para estar em contato com algumas das tecnologias chaves de 2009. Dentre elas, podemos destacar leitores de e-book, Google Chrome, aplicações em cloud, o uso do YouTube como um dos mecanismos de busca padrão e, por fim, teleconferências em alta definição.

Um comentário:

Marcelo monteiro disse...

Vamos ver se os CIOs se animam e tomam ações para sair da crise e não para piorarem a crise.