quinta-feira, 2 de julho de 2009

Prefeituras ganham software livre para melhorar gestão

segunda-feira, 29 de junho de 2009, 18h55 - TI Inside

As prefeituras brasileiras contarão com novos softwares livres voltados à melhoria dos serviços municipais. É que duas soluções desenvolvidas pelos municípios de Bagé, no Rio Grande do Sul, e Fortaleza, no Ceará, se tornarão um bem público disponível livremente na internet. O lançamento dos softwares, denominados Marcas e Sinais e Sistema de Atendimento, respectivamente, foi feito em Porto Alegre, no 10º Fórum Internacional de Software Público (Fisl 10).

As soluções estarão disponíveis no portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) e estarão acessíveis também no ambiente do 4CMBr Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento. Esse é o primeiro grupo de interesse criado pelo portal do governo para atender às demandas municipais na área de tecnologia da informação. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI).

Desenvolvida pela Prefeitura de Bagé para auxiliar o controle do registro de marcas e sinais em animais criados no município, a solução Marcas e Sinais, segundo a administração do município, reduziu de 20 dias para 15 minutos o tempo de consulta dessas informações. Isso porque todas as imagens de marcas utilizadas pelos produtores rurais foram digitalizadas e estão disponíveis para consulta na internet.

Em Bagé, uma nova marca somente pode ser autorizada após checagem das existentes já que cada produtor rural deve utilizar imagens distintas em seus animais para facilitar o controle dos mesmos. Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação de Bagé, Cristiano Cachapuz e Lima, essa consulta era muito demorada porque as informações estavam em arquivos em papel que reúnem dados coletados pela Prefeitura desde 1930.

O outro software que se tornará público é o Sistema de Atendimento desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza. O seu objetivo é gerenciar o ambiente de atendimento ao público realizado nos órgãos municipais. A solução gerencia a emissão e a chamada de senhas pelos painéis eletrônicos, além de realizar uma avaliação do atendimento prestado aos cidadãos.

O governo federal desenvolveu uma iniciativa que alia a proximidade entre o Estado e a sociedade, inerente aos municípios, às tecnologias da informação e comunicação (TIC) com o objetivo de qualificar a prestação de serviços públicos. Trata-se do 4CMBr Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento. Vinculado ao portal do Software Público Brasileiro, esse espaço reúne soluções de TI voltadas à melhoria da gestão municipal e, conseqüentemente, do atendimento população. Os usuários também podem propor sugestões para a melhoria das soluções porque o ambiente oferece ferramentas de interação como fóruns, chats e ambientes de colaboração.

O coordenador de TI de Fortaleza, Cristiano Therrien, contou que o município é um grande usuário dos softwares públicos disponibilizados pelo governo federal. De acordo com ele, a Prefeitura local também disponibilizou seu Plano Diretor de TI e o Plano Diretor de Geoprocessamento no Portal 4CMBr, bem como apóia e desenvolve vários sistemas livres para municípios.

Segundo o coordenador do 4CMBr, Luis Felipe Costa, a utilização das tecnologias da informação é essencial para a modernização e eficiência das políticas públicas porque elas permitem reduzir custos e qualificar procedimentos. Para Costa, uma das grandes vantagens da utilização de softwares públicos é evitar a descontinuação de projetos e programas, além de gastos desnecessários com o desenvolvimento de soluções já existentes. Ele destacou ainda que a criação das comunidades de prática possibilita uma permanente melhoria das soluções.

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