sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novo Firefox promete acirrar batalha entre navegadores de web

quarta-feira, 1 de julho de 2009, 17h16 - TI Inside

A Mozilla liberou a nova versão do seu navegador de internet Firefox, o que deve acirrar a batalha com os browsers concorrentes, que estão aumentando dramaticamente a velocidade com que as páginas da web são exibidas.

A versão 3.5 Firefox foi anunciada na terça-feira, 30, e, segundo a empresa, o novo software tem capacidade de carregar as páginas da web mais de duas vezes mais rápido que seu antecessor, 3.0, graças aos avanços da linguagem JavaScript.

O ritmo de inovação dos navegadores não tem sido acompanhado desde que o Internet Explorer da Microsoft travou uma dura disputa com o Netscape pelo domínio do mercado, uma década atrás, segundo analistas ouvidos pelo jornal britânico Financial Times. Mas, desta vez, eles dizem que há algo mais em jogo com o browser ameaçando substituir as aplicações de desktop.

"É realmente a ‘Guerra dos Browsers’”, disse Jeffrey Hammond, analista aplicações e serviços de web da Forrester Research. “É, sem dúvida, o mais inovador período desde o fim dos anos 1990. A tecnologia está mudando, os tipos de aplicações estão se transformando, a web está acontecendo em tempo real e nós estamos vendo uma quantidade tremenda de experimentação."

O crescimento do navegador Firefox desde meados desta década trouxe de volta uma inesperada onda de competição entre os navegadores. Ele agora detém cerca de 23% de participação de mercado, enquanto que o Safari, da Apple, tem 8% de presença, de acordo com a Net Applications. Já o navegador do Google, o Chrome, detém 2% e representa um esforço importante da empresa no sentido de estimular avanços nos software de PC necessários para rodar as aplicações baseadas na web.

Embora a Microsoft tenha introduzido muitos recursos no Internet Explorer, com o lançamento da versão 8 em março passado, ele é tido como aquém dos seus concorrentes no que se refere a padrões conhecidos como o HTML 5.

A liberação da nova versão do Firefox ocorre no mesmo mês de lançamento da versão 4 do Safari, que, por rodar em JavaScript, tem reivindicado o título de "mais rápido navegador do mundo".

Nenhum comentário: