quinta-feira, 16 de julho de 2009

Capacity manager é carreira em alta na área de TI

Framingham - Profissional é valorizado por CIOs pela atribuição de adequar recursos tecnológicos às necessidades do negócio.

Por Juan Carlos Perez, CIO/EUA

09 de julho de 2009 - 14h35

Garantir que a companhia esteja com os recursos de TI alocados de forma adequada para suportar o negócio. Este é um dos aspectos que tem levado muitos CIOs a recrutar um novo perfil de profissionais para sua equipe de tecnologia da informação (TI): o capacity manager (gestor de capacidade, em português).

O trabalho desse profissional resume-sem em determinar se a infraestrutura tecnológica está sendo utilizada de forma otimizada, se não, que tipo de mudanças deveriam ser feitas para adequá-la. “É um trabalho único na área de TI. O capacity manager faz o monitoramento, análise e projeções para saber se a organização tem a capacidade tecnológica adequada para atingir os objetivos de negócio”, detalha Dave Van De Voort, diretor da Mercer, consultoria de recursos humanos.

“Se você não tem uma capacidade de gerenciamento, pode fazer menos investimentos em TI do que deveria", explica. "O que afeta a operação, ou, por outro lado, corre o risco de ter um excesso de capacidade e gastar mais do que precisaria com sistemas”, detalha Voort.

Na mesma linha, John Estes, vice-presidente da divisão de tecnologia da Robert Half – empresa de recrutamento de executivos –, aponta que esse controle efetivo das capacidades de TI é essencial. Para justificar sua visão, Estes afirma que ao ajustar os recursos da área de tecnologia às reais necessidades da organização o CIO consegue ser mais eficiente com os recursos que já tem.

Para o vice-presidente da Robert Half, o aumento da demanda por virtualização, a tendência de cloud computing e a pressão para que os CIOs tragam mais retorno sobre os investimentos da área de TI tendem a fazer com que o cargo de capacity manager ganhe força nos próximos anos.

Quanto ao conhecimento necessário exigido de um capacity manager, é preciso apresentar um profundo conhecimento técnico, principalmente em relação à infraestrutura de TI. É aconselhável, também, que seja alguém bom para lidar com orçamentos e análises estatísticas. Em geral, os consultores de recursos humanos apontam que o ideal seria que o CIO contratasse alguém com, pelo menos, seis anos de experiência.


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