terça-feira, 15 de setembro de 2009
Universidade reduz custos com centro de serviços compartilhados
O projeto deve resultar em uma redução de 35% nos gastos das oito entidades de ensino superior que participam do projeto
Por Tatiana Americano, CIO Brasil
14 de setembro de 2009 - 08h40
A necessidade de lidar com uma concorrência cada vez mais acirrada entre as universidades privadas brasileiras, somada à exigência de reduzir custos, levou oito entidades de ensino superior ligadas às Instituições Metodistas – que hoje contemplam 58 estabelecimentos de ensino em todo o País – a criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
Localizado no campus da Universidade Metodista em São Bernardo do Campo (SP), o CSC vai concentrar as atividades de TI, finanças, recursos humanos e contas a pagar e a receber das oito entidades que participam do projeto. Este último, começou a ser implementado em dezembro de 2008 e deve ser concluído até meados do próximo ano.
No caso específico da TI, o centro de serviços contempla a criação de um data center no qual vão ser processadas as informações dos 70 mil alunos que fazem parte das entidades envolvidas. Além disso, o CSC deve padronizar todos os processos e sistemas das diversas unidades, espalhadas em 27 campi.
O processo, conta o responsável pela implementação do CSC e diretor de tecnologia e informação da Universidade Metodista, Daví Nelson Betts, começou com a adoção de um novo padrão de processos e sistemas de TI e telecom na sede do centro. “E estamos replicando o modelo para os demais campi”, afirma Betts.
Ao todo, 172 profissionais estão diretamente envolvidos com o projeto. E a equipe inclui, além do time que está localizado no CSC, equipes avançadas, que vão suportar as operações em cada uma das instituições.
Mesmo sem revelar os gastos totais previstos no projeto, o diretor calcula que quando o centro estiver totalmente implementado existe a expectativa de uma redução de 35% nos custos relacionados à TI.
Outro ganho direto, segundo Betts, vai a possibilidade de compartilhar as melhores práticas e os sistemas que hoje já rodam em cada uma das universidades.
Por Tatiana Americano, CIO Brasil
14 de setembro de 2009 - 08h40
A necessidade de lidar com uma concorrência cada vez mais acirrada entre as universidades privadas brasileiras, somada à exigência de reduzir custos, levou oito entidades de ensino superior ligadas às Instituições Metodistas – que hoje contemplam 58 estabelecimentos de ensino em todo o País – a criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC).
Localizado no campus da Universidade Metodista em São Bernardo do Campo (SP), o CSC vai concentrar as atividades de TI, finanças, recursos humanos e contas a pagar e a receber das oito entidades que participam do projeto. Este último, começou a ser implementado em dezembro de 2008 e deve ser concluído até meados do próximo ano.
No caso específico da TI, o centro de serviços contempla a criação de um data center no qual vão ser processadas as informações dos 70 mil alunos que fazem parte das entidades envolvidas. Além disso, o CSC deve padronizar todos os processos e sistemas das diversas unidades, espalhadas em 27 campi.
O processo, conta o responsável pela implementação do CSC e diretor de tecnologia e informação da Universidade Metodista, Daví Nelson Betts, começou com a adoção de um novo padrão de processos e sistemas de TI e telecom na sede do centro. “E estamos replicando o modelo para os demais campi”, afirma Betts.
Ao todo, 172 profissionais estão diretamente envolvidos com o projeto. E a equipe inclui, além do time que está localizado no CSC, equipes avançadas, que vão suportar as operações em cada uma das instituições.
Mesmo sem revelar os gastos totais previstos no projeto, o diretor calcula que quando o centro estiver totalmente implementado existe a expectativa de uma redução de 35% nos custos relacionados à TI.
Outro ganho direto, segundo Betts, vai a possibilidade de compartilhar as melhores práticas e os sistemas que hoje já rodam em cada uma das universidades.
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