quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Gartner: erros de gestão comprometem políticas de segurança
Gestores de TI falham ao planejar estratégias com base na oferta dos fornecedores sem comunicar melhores práticas aos usuários.
Por Redação CIO Brasil
23 de setembro de 2009 - 08h15
O sucesso das políticas de segurança da informação depende de diversos fatores, que vão desde a liberação dos investimentos necessários até a criação de regras voltadas à proteção de dados e à prevenção de incidentes. De acordo com recente levantamento da consultoria Gartner, no entanto, os principais erros cometidos pelas organizações estão ligados à gestão das políticas de segurança.
Para esclarecer quais são as principais atitudes que devem ser evitadas, o Gartner listou os três equívocos mais comuns que os CIOs ou gestores da área de segurança da informação cometem na hora de gerenciar as políticas:
1. Não avaliar cada caso como único: é impossível que as unidades de negócio consigam ter o mesmo nível de proteção com a utilização de ferramentas similares. Cada departamento possui particularidades que podem gerar mais ou menos ameaças às companhias. O gestor de TI ou de segurança deve conhecer muito bem a realidade de cada setor da companhia para estabelecer estratégias que contemplem todos os segmentos com a mesma eficiência.
2. Fazer planos com base em ofertas de fornecedores: mesmo que a indústria esteja lançando uma solução fantástica, não significa que ela será necessária para todas as empresas. O CIO deve entender as necessidades das áreas de negócio para, então, identificar quais soluções podem ser utilizadas para saná-las. Se os gerentes departamentais não conseguirem expor objetivamente seus cenários em termos de segurança, um profissional mais capacitado deve mediar a conversa.
3. Não comunicar claramente as políticas de segurança às unidades de negócio: CIOs devem desenvolver mecanismos para expressar de forma clara e articulada quais são as regras voltadas à proteção de dados. Isso porque, sem que os usuários entendam a importância das normas para o resultado da operação não as respeitarão.
Por Redação CIO Brasil
23 de setembro de 2009 - 08h15
O sucesso das políticas de segurança da informação depende de diversos fatores, que vão desde a liberação dos investimentos necessários até a criação de regras voltadas à proteção de dados e à prevenção de incidentes. De acordo com recente levantamento da consultoria Gartner, no entanto, os principais erros cometidos pelas organizações estão ligados à gestão das políticas de segurança.
Para esclarecer quais são as principais atitudes que devem ser evitadas, o Gartner listou os três equívocos mais comuns que os CIOs ou gestores da área de segurança da informação cometem na hora de gerenciar as políticas:
1. Não avaliar cada caso como único: é impossível que as unidades de negócio consigam ter o mesmo nível de proteção com a utilização de ferramentas similares. Cada departamento possui particularidades que podem gerar mais ou menos ameaças às companhias. O gestor de TI ou de segurança deve conhecer muito bem a realidade de cada setor da companhia para estabelecer estratégias que contemplem todos os segmentos com a mesma eficiência.
2. Fazer planos com base em ofertas de fornecedores: mesmo que a indústria esteja lançando uma solução fantástica, não significa que ela será necessária para todas as empresas. O CIO deve entender as necessidades das áreas de negócio para, então, identificar quais soluções podem ser utilizadas para saná-las. Se os gerentes departamentais não conseguirem expor objetivamente seus cenários em termos de segurança, um profissional mais capacitado deve mediar a conversa.
3. Não comunicar claramente as políticas de segurança às unidades de negócio: CIOs devem desenvolver mecanismos para expressar de forma clara e articulada quais são as regras voltadas à proteção de dados. Isso porque, sem que os usuários entendam a importância das normas para o resultado da operação não as respeitarão.
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