terça-feira, 17 de março de 2009

Consumidores ainda não se sentem seguros em comprar pela web, diz estudo

segunda-feira, 16 de março de 2009, 14h24 - TI Inside

As transações financeiras pela internet ainda não inspiram confiança nos consumidores. De acordo com uma pesquisa da F-Secure, fornecedora de software de segurança, realizada com usuários de internet em oito países, apenas 50% dos entrevistados se sentem seguros para realizar transações bancárias na rede mundial, e apenas 6% declararam ter confiança para fazer compras na web,

Contudo, o estudo revela, de forma até surpreendente, que os internautas têm mais segurança em realizar transações bancárias on-line do que usar o seu cartão de crédito para fazer compras na web. De todo modo, 31% de todos dos entrevistados disseram ainda estar incertos sobre a segurança nas transações bancárias on-line, como a realização de transferências fundo, etc.

Entre as principais ameaças citadas pelos internautas está o phishing, que pode ser confundido como uma mensagem enviada por um banco conhecido, devido à semelhança em seu formato, mas na verdade é uma fraude à procura de informações pessoais.

Na média, o estudo mostra que 54% disseram se sentir razoavelmente seguros de que não serão vítimas de um e-mail de phishing, enquanto que 27% não sabem se conseguem identificar ou não e-mails de phishing.

O estudo da F-Secure foi realizado em dezembro do ano passado, por uma empresa terceirizada, com 2.019 usuários da internet, entre 20 e 40 anos, nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Índia e Hong Kong.

Nenhum comentário: