quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Gartner: 4 níveis para medir a capacidade de redução de custos dos projetos
São Paulo - Segundo consultoria dois primeiros níveis se concentram na redução de custos dentro do setor de tecnologia, enquanto os outros têm foco em custos operacionais.
Por Redação do COMPUTERWORLD
18 de fevereiro de 2009 - 11h59
O Gartner identificou quatro patamares de redução de custos, que podem ser usados pelos departamentos de tecnologia da informação como um padrão para avaliar os projetos. Os dois primeiros níveis se concentram na redução de custos dentro da tecnologia, enquanto que os restantes focam nos custos operacionais.
De acordo com Barbara Gomolski, vice-presidente do instituto, mudar repentinamente o foco da tecnologia para a redução de custos pode levar a uma gestão mal direcionada. Líderes de TI experientes, segundo Barbara, sabem que campanhas de redução de gastos raramente deixam a organização bem posicionada para permitir a inovação e a geração de novos valores.
Por meio desses quatro níveis, de acordo com o Gartner, as empresas podem mapear programas de redução de custos, além de divulgar os impactos das iniciativas para toda a organização.
O primeiro patamar, chamado IT Procurement, envolve as compras de produtos e serviços de TI. Segundo o instituto, todos os anos as empresa investem milhões de dólares em hardware, software e serviços. A maneira como as companhias abordam as aquisições afetam o quanto elas podem reduzir seus gastos.
No patamar seguinte — Cost Savings Within IT —, as companhias devem identificar oportunidades de reduzir custos básicos de tecnologia, sem mover estes gastos para outros orçamentos.
Considerando que um orçamento de TI, geralmente, corresponde a apenas 3% da receita e que o custo total de operação representa entre 80% e 90% do faturamento, o Gartner diz que, para reduzir gastos, os gestores de tecnologia devem trabalhar de forma conjunta com as outras áreas da empresa. Este é o terceiro nível proposto pelo instituto: Joint Business and IT Cost Savings.
O patamar mais alto — Enabling Innovation and Business Restructuring — se refere à capacidade de implementar processos de inovação de longo prazo e permitir a reestruturação dos negócios.
Por Redação do COMPUTERWORLD
18 de fevereiro de 2009 - 11h59
O Gartner identificou quatro patamares de redução de custos, que podem ser usados pelos departamentos de tecnologia da informação como um padrão para avaliar os projetos. Os dois primeiros níveis se concentram na redução de custos dentro da tecnologia, enquanto que os restantes focam nos custos operacionais.
De acordo com Barbara Gomolski, vice-presidente do instituto, mudar repentinamente o foco da tecnologia para a redução de custos pode levar a uma gestão mal direcionada. Líderes de TI experientes, segundo Barbara, sabem que campanhas de redução de gastos raramente deixam a organização bem posicionada para permitir a inovação e a geração de novos valores.
Por meio desses quatro níveis, de acordo com o Gartner, as empresas podem mapear programas de redução de custos, além de divulgar os impactos das iniciativas para toda a organização.
O primeiro patamar, chamado IT Procurement, envolve as compras de produtos e serviços de TI. Segundo o instituto, todos os anos as empresa investem milhões de dólares em hardware, software e serviços. A maneira como as companhias abordam as aquisições afetam o quanto elas podem reduzir seus gastos.
No patamar seguinte — Cost Savings Within IT —, as companhias devem identificar oportunidades de reduzir custos básicos de tecnologia, sem mover estes gastos para outros orçamentos.
Considerando que um orçamento de TI, geralmente, corresponde a apenas 3% da receita e que o custo total de operação representa entre 80% e 90% do faturamento, o Gartner diz que, para reduzir gastos, os gestores de tecnologia devem trabalhar de forma conjunta com as outras áreas da empresa. Este é o terceiro nível proposto pelo instituto: Joint Business and IT Cost Savings.
O patamar mais alto — Enabling Innovation and Business Restructuring — se refere à capacidade de implementar processos de inovação de longo prazo e permitir a reestruturação dos negócios.
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