quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

CIO da Schneider mostra como renegociar contratos de serviços

Para David Patzwald, executivos responsáveis pela área de TI precisam tomar cuidados básicos na hora de renegociar com fornecedores, o que podem evitar frustrações.

Por Diane Frank CIO (EUA)
01 de dezembro de 2008 - 14h56

Sentar com um fornecedor para renegociar um contrato de serviços existente pode ser uma tarefa desafiadora. A partir de sua própria experiência, David Patzwald, CIO da Schneider Eletric North America, criou algumas estratégias para não transformar as sessões de negociação com os fabricantes em mais uma experiência frustrante para o principal executivo de TI da empresa.

A primeira dica de Patzwald diz respeito aos participantes das reuniões para renegociar contratos. Ele sugere não ter apenas pessoas de TI na negociação. Isso porque, por mais que o CIO tenha claro seus objetivos, o fornecedor costuma se comportar de forma mais profissional na frente de um executivo sênior da empresa e que não seja da área de tecnologia, mas, sim, esteja preocupado com o negócio.

Outra sugestão do executivo é: estabeleça métricas saudáveis para os dois lados (cliente e fornecedor). Apesar de uma renegociação ser sempre difícil, ela nunca deve extrapolar metas - financeiras e emocionais - satisfatórias para o usuários e para o prestador do serviço. Quando um dos lados se sobressai ao outro, segundo Patzwald, um contrato falha. Para tanto, ele cita o caso no qual, para entregar as soluções de forma ágil ao cliente, o fabricante abre mão da qualidade.

A terceira e última dica do executivo diz respeito a incluir a opinião do fornecedor. Apesar do CIO ser o responsável pela decisão final de qualquer projeto de TI, quando ele considera mudanças na aplicação ou novas iniciativas, deveria ouvir a opinião do fornecedor que vai atuar no projeto para ver se faz sentido, ou não.

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