quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Com baixo investimento, empresas dinamizam processos e cortam custos

Conheça 5 casos de sucesso de companhias que, com orçamentos reduzidos, conseguiram grandes resultados.

Por Rodrigo Afonso, repórter do COMPUTERWORLD
04 de fevereiro de 2009 - 16h33

Nem sempre é necessário reservar um percentual vultoso do orçamento de TI da empresa para garantir grandes resultados, tanto no que diz respeito à redução de despesas quanto na eficiência de atividades essenciais à sobrevivência do negócio. O mercado tem diversos casos de corporações que implantaram soluções com sucesso, sem comprometer seu fluxo de caixa. Conheça agora cinco dessas histórias:

Virtualização

Servidores virtualizados baixam custos e aumentam eficiência administrativa

Como todo grande grupo de escolas, a Rede Metodista do Sul necessita manter um parque tecnológico considerável nas unidades: são cerca de 1.300 PCs, distribuídos pelos setores administrativo, atendimento, bibliotecas e laboratórios. Como é uma instituição de ensino, as máquinas são utilizadas de forma bastante intensa e precisam de manutenção constante, principalmente aquelas destinadas aos alunos.

No ano passado, a instituição sentiu a necessidade de renovar 300 máquinas utilizadas por estudantes, mas constatou que se fizesse na forma tradicional, gastaria cerca de 1 milhão de reais e manteria as dificuldades de administrar a rede. “A virtualização dessas máquinas surgiu como uma opção para investir menos na renovação da infraestrutura, enxugar a equipe de manutenção em 25% e garantir maior eficiência na administração das máquinas uma vez que a gestão é centralizada” avalia Carlos Turk, gerente de TI da Rede Metodista.

A utilização de sistemas multiusuário da Ory reduziu os custos a um patamar em torno de 1,8 mil reais por terminal, contra 3,3 mil reais se a rede escolar persistisse no método tradicional. Em uma estrutura como a da Rede Metodista, os gastos com energia elétrica caíram de cerca de 7,5 mil reais para 1,8 mil reais. E a conta total com manutenção, que ficaria em torno de 17 mil reais mensais, caiu para 6 mil reais com a virtualização.

Com a solução, cada servidor é ligado a um host que abriga as licenças de uso de aplicativos. Como os sistemas Ory multiplicam a máquina para cinco terminais, a ferramenta também resulta em economia com software.

“Os ganhos financeiros ficarão maiores com o tempo de uso, uma vez que a atualização é necessária somente no servidor. Mas, além disso, ganhamos em desempenho dos equipamentos e compartilhamento das informações de segurança. Com isso, já planejamos expandir o uso das máquinas para a área administrativa da empresa”, revela Turk.

SaaS

Orolix garante salto de qualidade de atendimento ao usuário

A Orolix, provedor gratuito de Internet, apresentou um grande crescimento em sua base de usuários: 50% em 2007 e um crescimento atual que varia entre 2% a 2,5% ao mês. Com o aumento do número de usuários, cresceu também a demanda por atendimento, que costumava ser realizado de maneira manual: a empresa recebia e-mails, respondia e não possuía nenhum tipo de controle sobre a qualidade e a efetiva resolução dos problemas.

Para melhorar esse processo, garantindo a ele um caráter mais profissional, a empresa optou por uma ferramenta de CRM da Salesforce, que é acessada via Internet e roda diretamente nos servidores do fornecedor, sem qualquer impacto na infraestrutura de TI que a Orolix já possuía. Segundo Juliano Olímpio, coordenador de atendimento da empresa, o baixo investimento (cerca de 3,3 mil reais por mês), reverteu-se em grande melhoria de qualidade de atendimento e de diversos outros aspectos na gestão da organização.

“Hoje temos indicadores precisos sobre os problemas de atendimento e podemos tomar ações efetivas para evitá-los. Isso está gerando aumento gradativo da satisfação e retenção dos usuários”, afirma Olímpio.

Outro grande benefício foi o tempo de resposta das solicitações. Com uma equipe de atendimento 30% menor em relação a 2007, esse número caiu de 48 horas anteriores à implantação da solução para 20 horas atualmente. “Além disso, é possível administrar a demanda estabelecendo ordem de prioridades e fixar prazos máximos de retorno com base na urgência de cada contato”, complementa o gerente de atendimento.

Cloud computing

Camiseteria.com dobra infraestrutura

A infraestrutura da Camiseteria.com, empresa que atua no setor de venda de camisetas estampadas pela Internet, já estava terceirizada: a empresa utilizava um servidor dedicado para ter atendida suas necessidades de armazenamento. Apesar disso, já estava de olho na tendência de cloud computing e no retorno que sua utilização poderia trazer.

Com o crescimento dos negócios e a necessidade de expansão de sua infraestrutura, a oferta de cloud chegou ao mercado no momento certo. A empresa adotou solução da Locaweb e conseguiu dobrar a infraestrutura disponível com basicamente o mesmo investimento direcionado a servidores dedicados, que estava na faixa de 1,5 mil reais a 2 mil reais por mês.

“Além de ganhar agilidade no gerenciamento dos servidores, que é feito pela própria Locaweb, conseguimos essa expansão de infraestrutura sem gastos adicionais. Além disso, a solução oferece maior flexibilidade para expansões futuras, sem nenhum impacto no andamento cotidiano dos nossos negócios”, afirma Fábio Seixas, sócio-diretor da Camiseteria.

Além do armazenamento dados, todas as aplicações necessárias ao negócio passaram a rodar na nuvem, como loja virtual, controle de cobrança, pagamento e estoque. “Na empresa nós só precisamos gerenciar a estrutura dessas aplicações”, diz Seixas.

Terceirização

Consolidação dos sistemas de segurança gera grandes resultados

Quando o assunto é terceirização para obtenção de bons resultados, até as empresas que trabalham com TI têm a ganhar. É o caso da ICI, uma organização que desenvolve sistemas inteligentes para gestão governamental, que implementou o rootNet, solução de segurança da Oxxys.

O principal problema da organização era a gestão descentralizada de segurança e a análise das discrepâncias ocorridas na rede. Além disso, os spams e acessos a sites não produtivos e de risco deixavam as redes vulneráveis, com vírus explorando informações em tempo real e consumindo banda.

“90% dos aplicativos e sistemas de missão crítica do ICI dependem da rede de dados. O não cumprimento do serviço por problemas internos pode acarretar em perda de vendas, insatisfação dos clientes, aumento de custos e diminuição de produtividade”, afirma Renato Rodrigues, diretor técnico da empresa.

Com investimento mensal de 10 mil reais para a locação da ferramenta, a empresa conseguiu identificar os pontos críticos. Após analisar os relatórios do rootNet, a organização adicionou sites a blacklist e implementou uma solução centralizada de antivírus. Com isso, a rede teve seus recursos economizados em 20% e a expansão da infraestrutura pôde ser adiada. O ganho total foi de aproximadamente 30 mil reais por mês.

“Hoje, após a resolução dos problemas, temos um monitoramento preventivo em tempo real, de todos os indicadores que influenciam diretamente no desempenho da rede e, sobretudo, na segurança das informações”, diz Rodrigues.

Comunicação

Le Postiche derruba contas telefônicas com VoIP

Com uma estrutura que conta com 960 colaboradores entre funcionários administrativos e da rede de lojas próprias, a empresa de varejo Le Postiche tinha contas de telefone que somavam entre 55 mil reais e 58 mil reais mensais em 2007. A rede contava com uma estrutura que incluía linhas de telefonia tradicional, além de um sistema de comunicação via rádio.

Durante um processo de mudanças internas na empresa, que incluiu uma revisão dos custos, a organização decidiu pela implantação de um sistema VoIP para todas as ligações originadas da empresa, com a solução da Brastel, que instala equipamentos ATA no PABX da empresa e na conexão de banda larga. O serviço inclui ligações gratuitas entre os telefones da empresa e tarifas mais baixas para as ligações externas.

Após realizar testes em lojas e escritórios durante três meses, a Le Postiche implantou o sistema e notou resultados bastante animadores. “Além da tarifa das ligações, o único custo adicional são os 18 reais pagos pelo aluguel de cada equipamento ATA dos quais necessitamos. A conta de telefonia caiu para algo em torno de 38 mil reais mensais”, afirma Elizabeth Oliveira, gerente administrativa da Le Postiche.

Segundo Elizabeth, os gastos podem cair ainda mais. “Estamos em um processo de educação de todos os funcionários para que façam as ligações da maneira mais vantajosa financeiramente para a empresa. Faz apenas um ano que o sistema é utilizado e resultados ainda melhores estão por vir”, afirma a gerente.

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