terça-feira, 24 de novembro de 2009

Bancos podem obter economia de 50% com serviços gerenciados

Pesquisa do Yankee Group mostra que redução do custos operacionais de rede aumentam já no segundo ano de implantação de extranet compratilhada.

Por Redação da Computerworld
23 de novembro de 2009 - 17h46

As instituições financeiras podem reduzir 50% o custo total de propriedade (TCO) ao optar pela adoção de serviços gerenciados de extranet compartilhada, em lugar de infraestruturas próprias de rede. Foi o que revelou estudo realizado pelo Yankee Group, patrocinado pela BT Global Services. Economia que chega a 52% após o segundo ano de implementação, de acordo com o levantamento.

Como resultado da crise financeira, embora muitos projetos e investimentos em TI tivessem sido paralisados em função da recessão econômica, o apetite por investimentos em tecnologia na comunidade financeira ainda é mais forte do que em outros setores, com 36% de organizações investindo em redes mais rápidas e confiáveis para sobreviver à recessão, aponta o relatório ‘Road to Recovery’ (O Caminho para a Recuperação).

A pesquisa mostra também que o uso de serviços gerenciados de extranet compartilhada – como, por exemplo, o BT Radianz Shared Market Infraestruture – podem ajudar os usuários a dispor de tecnologia atualizada, ganhar velocidade no mercado, intensificar os controles sobre o gerenciamento de riscos e resiliência da rede, reduzindo ao mesmo tempo o TCO.

Para Agatha Poon, analista sênior do Yankee Group, quando os CIOs se dão conta dos altos custos relacionados à rápida depreciação de equipamentos e sistemas, chegou a hora de avaliar outro modelo de utilização da tecnologia. Os CIOs devem optar por soluções compatíveis com o crescimento da empresa e que proporcionem agilidade e melhor desempenho aos negócios com economia de custos.

O estudo utiliza como exemplo uma hipotética empresa da área de finanças com sede em Nova York (EUA) e conexões de aplicações entre o “front office” e o “back office”. Aponta que, em um período de três anos, o TCO anual de uma rede relativamente pequena pode baixar de mais 1 milhão de dólares para 500 mil dólares com a utilização do BT Radianz Shared Market Infrastructure.

O modelo de TCO desenvolvido pelo Yankee Group para esse estudo inclui todos os custos com gerenciamento, equipamentos, manutenção, conectividade e outros gastos relacionados à rede, como acordos de níveis de serviços (SLAs) e relatórios, permitindo uma verdadeira e completa comparação entre uma rede própria e serviços gerenciados de uma extranet compartilhada, como o BT Radianz Shared Market Infrastructure.

Nenhum comentário: