quinta-feira, 21 de maio de 2009
Lenovo entra na disputa do varejo de PCs no Brasil
terça-feira, 19 de maio de 2009, 13h40 - TI Inside
A fabricante chinesa Lenovo anunciou nesta terça-feira, 19, a entrada no mercado brasileiro de varejo de PCs e estipulou como meta conquistar a liderança nesse segmento até 2011, quando pretende obter uma participação em vendas entre 12% e 15%. Para isso se confirmar, no entanto, a empresa terá de desbancar a Positivo, atual líder do mercado. Até então, a Lenovo atuava apenas no segmento corporativo.
Para disputar esse segmento, a fabricante lançou a linha IdeaPad, voltada para consumidores finais, e fechou acordo com a Fnac para a venda dos equipamentos.
Segundo Tadeu Testa, diretor de negócios da área de varejo da Lenovo no Brasil, outros acordos com varejistas já estão sendo negociados. "Em breve estaremos em todos os grandes varejistas do Brasil", afirmou o executivo.
Citando dados do IDC, Testa observou que o mercado de varejo de PCs no Brasil movimenta 6 milhões de unidades ao ano, número que deve saltar para 7 milhões em 2011. Segundo o executivo, se conseguir conquistar de 12% a 15% destse total, a empresa garantirá não somente a liderança no segmento de varejo, mas do mercado de PCs em geral.
Segundo Testa, 56% das vendas de PCs no Brasil vêm do segmento de varejo, percentual que salta para 70% quando consideradas as pequenas e médias empresas, que muitas vezes, comenta o executivo, optam por adquirir seus computadores nos varejistas, devido aos melhores preços e condições de pagamento.
Um das estratégias da Lenovo para atingir os consumidor final é o lançamento de um netbook, que, segundo calcula Testa, serão responsáveis por 10% das vendas totais da empresa no Brasil.
A fabricante chinesa Lenovo anunciou nesta terça-feira, 19, a entrada no mercado brasileiro de varejo de PCs e estipulou como meta conquistar a liderança nesse segmento até 2011, quando pretende obter uma participação em vendas entre 12% e 15%. Para isso se confirmar, no entanto, a empresa terá de desbancar a Positivo, atual líder do mercado. Até então, a Lenovo atuava apenas no segmento corporativo.
Para disputar esse segmento, a fabricante lançou a linha IdeaPad, voltada para consumidores finais, e fechou acordo com a Fnac para a venda dos equipamentos.
Segundo Tadeu Testa, diretor de negócios da área de varejo da Lenovo no Brasil, outros acordos com varejistas já estão sendo negociados. "Em breve estaremos em todos os grandes varejistas do Brasil", afirmou o executivo.
Citando dados do IDC, Testa observou que o mercado de varejo de PCs no Brasil movimenta 6 milhões de unidades ao ano, número que deve saltar para 7 milhões em 2011. Segundo o executivo, se conseguir conquistar de 12% a 15% destse total, a empresa garantirá não somente a liderança no segmento de varejo, mas do mercado de PCs em geral.
Segundo Testa, 56% das vendas de PCs no Brasil vêm do segmento de varejo, percentual que salta para 70% quando consideradas as pequenas e médias empresas, que muitas vezes, comenta o executivo, optam por adquirir seus computadores nos varejistas, devido aos melhores preços e condições de pagamento.
Um das estratégias da Lenovo para atingir os consumidor final é o lançamento de um netbook, que, segundo calcula Testa, serão responsáveis por 10% das vendas totais da empresa no Brasil.
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