segunda-feira, 20 de abril de 2009

Profissionais de tecnologia preferem manter XP a migrar para o Windows 7

Framingham – Pesquisa indica que a confiabilidade e o sucesso do Windows XP deve retardar a migração para a nova versão do sistema.

Por COMPUTERWORLD/EUA

14 de abril de 2009 - 13h00

O Windows 7 nem foi lançado comercialmente e já é um sistema operacional bastante badalado, bem diferente do Vista, que foi mal avaliado, sobretudo no mercado corporativo.

Apesar disso, uma pesquisa do Dimensional Research mostra que os administradores de tecnologia da informação estão mais propensos a ficar com o XP a fazer a migração imediata. É o que indicam os 72% dos profissionais que responderam que estão mais preocupados com o custo e o trabalho de migrar para o Windows 7 do que conviver com o peso de dar suporte a um sistema de 8 anos de idade.

Segundo Diane Hagglund, analista sênior da Dimensional e autora da pesquisa, “o resultado ilustra uma resistência à mudança histórica dos consumidores de TI, mas mostra também que o XP conquistou os administradores de redes corporativas como nenhum outro sistema”.

A pesquisa indica ainda que as empresas confiam mais no XP do que em qualquer outro sistema operacional, apesar de a Microsoft ter anunciado que o suporte ao sistema passa a ser mais limitado. No levantamento, 97% dos profissionais disseram que suas empresas utilizam XP. O Windows Vista, seu sucessor, é utilizado em somente 40% das companhias. O Linux roda em 32% das empresas e o Mac OS X está presente em 28% das corporações.

Outro ponto que a pesquisa confirma é a desconfiança em relação ao Windows Vista. Dentre os pesquisados, 83% disseram que migrariam do Windows XP diretamente para o Windows 7. No entanto, somente 17% dos profissionais disseram que pretendem migrar já em 2010.


Nenhum comentário: