segunda-feira, 19 de abril de 2010
Smartphones exigem política de gestão
Avanço de celulares nas empresas torna crítica a criação de estratégia para gerenciar o uso crescente desses dispositivos pelos funcionários
Por Redação da Computerworld
19 de abril de 2010 - 07h05
Como vice-presidente de TI da Windor Foors, em Houston, Texas (EUA), Stephan Henze, precisa estar um passo à frente das últimas tendências tecnológicas. Por isso, vem dedicando tempo a refletir sobre a segurança de smartphones corporativos. Há pouco tempo, a companhia tinha apenas uma dúzia desses dispositivos, mas agora a área de TI gerencia uma centena de aparelhos, número que continuará crescendo. A tarefa de proteger smartphones está ficando cada vez mais complexa, diz Henze, à medida que as necessidades de mobilidade da companhia ganham força. A constatação do vice-presidente da empresa norte-americana vale para todos os gestores da área de tecnologia da informação. A disseminação do uso de smartphones e a dependência da mobilidade tornam o gerenciamento de dispositivos móveis tão crítico quanto é a gestão de computadores.
Mas, na avaliação do diretor de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion, o mercado corporativo ainda carece de políticas de gerenciamento de dispositivos móveis, já que poucas empresas contam com práticas deste tipo efetivamente implementadas. Para ele, o mercado está passando por um momento semelhante ao início da popularização dos desktops no ambiente corporativo, quando também faltava criar uma estratégia para gerenciar esses equipamentos.“Apesar de todos os riscos de segurança, duas em cada três organizações ainda estão se esforçando para definir e implementar políticas de TI ligadas à mobilidade”, concorda o analista da consultoria Strategy Analytics, Philippe Winthrop.
A quantidade de informações que os smartphones levam em si e a facilidade de perder de vista esses aparelhos são os dois fatores que têm despertado a atenção, ainda que tímida, do setor corporativo quanto à necessidade de gerenciar esses dispositivos. O smartphone miniatuariza o ambiente do PC, fazendo com que informações confidenciais e o acesso ao ambiente corporativo circulem de um lado para o outro, literalmente no bolso dos funcionários.
Essa mobilidade já era oferecida por notebooks e desktops, mas ganha novas dimensões com o celular. “A gestão desses dispositivos é imperativa. Eles vêm ocupando um espaço cada vez maior dentro do conceito de mobilidade, porque quanto menor, melhor”, sentencia o diretor de estratégia e arquitetura de TI do grupo químico Rhodia, Fernando Birman.
Padronizar ou não padronizar
Muitas companhias tentam estabelecer este tipo de controle comprando telefones padronizados para o uso dos funcionários. A opção da Rhodia foi pela padronização, usando os modelos da família BlackBerry, da Research in Motion (RIM). “A empresa distribui, dá suporte e tem regras para pagamento da conta e reembolso. A empresa gerencia os dispositivos”, conta Birman. Mas escolher ou não um padrão depende da estratégia e da cultura de cada companhia, observa o executivo. Para ele, o mais importante é que a empresa decida se adotará ou não a padronização.
O grupo alimentício Doux, dono da marca Frangosul, entre outras, por exemplo, ainda não padronizou os dispositivos usados por seus funcionários. Hoje a companhia utiliza o sistema Palm, por conta de um aplicativo de força de vendas, e terminais Blackberry, exclusivamente para executivos da área administrativa. São 120 Palms e 50 dispositivos da RIM. A empresa está em fase de análise das plataformas, que poderá culminar com um processo de mudança, conta o CIO da companhia, Rafael Nicolela. “O próprio mercado ainda não possui um modelo que tenha se firmado como dominante”, pondera o executivo, referindo-se à decisão de adotar ou não uma plataforma única.
Na Mondial Assistance, os membros do conselho de administração utilizam iPhones. Executivos da área comercial usam o modelo E71, da Nokia. Os modelos foram escolhidos em função de usabilidade e, no caso do iPhone, porque a empresa oferece serviços para seus clientes que são acessados apenas por meio do celular da Apple. “O iPhone é mais caro, por isso entra só no conselho executivo. O aparelho da Apple também consome mais por conta da facilidade de se trafegar dados”, explica o CIO da companhia, Marcelo Tort. Ao todo, a Mondial conta com 30 aparelhos para gerenciar, número que deve crescer nos próximos meses, de acordo com Tort. A empresa ainda não definiu se optará ou não pela padronização de smartphones, mas o CIO ressalta que está acompanhando o movimento e as ofertas no mercado. “O sistema Android vem ganhando destaque no mercado e será observado de perto pela companhia”, diz.
Na dúvida sobre homogeneizar ou não o parque de smartphones, o gerente de engenharia de sistemas da fornecedora de soluções McAfee, José Antunes, orienta CIOs a optarem pela primeira alternativa. “ Tudo o que você padroniza leva a um nível de segurança maior”, ressalta. A opção da General Motors (GM) foi oferecer o celular como benefício para todos os 6 mil funcionários da companhia. A vantagem é que os empregados contam com tarifas de uso de planos corporativos oferecidos pelas operadoras Vivo e TIM para suas ligações pessoais. As chamadas corporativas são pagas pela companhia, por meio de um relatório de ligações preparado pelo funcionário e aprovado pelo gestor. As operadoras oferecem uma gama de aparelhos que podem ser escolhidos pelos empregados. No caso dos cerca de 600 smartphones que oferecem acesso à e-mail, a GM padronizou o leque de opções entre dois modelos, um com Windows Mobile e outro com Symbian. "O sistema de e-mail vai direcionar você para alguma plataforma. Se você abrir muito o número de opções, isso causa dificuldades", diz o CIO da companhia, Cláudio Martins.
Segure as rédeas
Uma pesquisa realizada com 300 empresas nos Estados Unidos e na Europa indica que 80% dos participantes informaram ter crescido, nos últimos seis meses a 12 meses, o número de funcionários que querem usar seus próprios aparelhos no ambiente de trabalho. Além disso, 28% deles registraram vazamento de dados devido ao uso não autorizado desses equipamentos. O estudo foi feito pelo fornecedor de ferramentas de gerenciamento e segurança para mobilidade Good Technology.
“Os funcionários não pensam ou perguntam sobre qual laptop vão utilizar. Mas não há dúvidas de que eles vão questionar por que não receberam um BlackBerry, ou por que não podem usar o iPhone ou o Palm Pre. Mesmo que as empresas decidam atender ao desejo de cada usuário, elas precisam levar em conta que têm de gerenciar esses aparelhos e a informação que passa por eles ou é armazenada neles”, afirma Winthrop.
Na verdade, os smartphones devem ser vistos não como telefones, mas como computadores que também fazem ligações. “Antigamente, havia a Internet, a intranet e a rede corporativa da empresa”, diz Henze. Agora, com dispositivos cada vez menores e mais poderosos levando dados para qualquer lugar onde uma pessoa possa ir, esses conceitos se misturaram.
Envolva o usuário
Realmente, um aspecto complicador ligado à gestão de smartphones é que os usuários veem esses dispositivos como aparelhos pessoais e não como equipamentos que devem estar sob o controle do departamento de TI. “O usuário tende a ver o smartphone como algo que é azul e toca música, não como um recurso que deve ser assegurado”, afirma o analista da consultoria Gartner, John Girard. Por isso, o gerente de engenharia de sistemas da McAfee destaca a importância de envolver o usuário para que a política de segurança atinja os resultados esperados. “É preciso mostrar o risco que a informação apresenta para que ele entenda o transtorno que a perda ou o uso indevido do aparelho pode causar à empresa”, orienta Antunes. “Se o usuário não estiver envolvido e apoiando o processo, ele vai anotar a senha na bateria do telefone, vai comprar outro telefone para não ter de usar o que está assegurado, vai driblar a política”, ressalta.
Existem diversas alternativas de soluções para o gerenciamento e o incremento da segurança de smartphones. Alguns dos principais recursos incluem controle centralizado de gerenciamento de senhas; autenticação; encriptação; bloqueio por inatividade e destruição remota de dados. “Uma política de gerenciamento de dispositivos móveis deve ter como objetivo proteger os principais bens da companhia e estar em concordância com a cultura interna da organização”, afirma o gerente de segurança para América Latina da RIM, Pablo Kulevicius. Algumas das medidas de segurança incluem bloqueios por inatividade após de 10 minutos sem que o aparelho seja usado, além de destruição remota de dados se houver suspeita de comprometimento de informações após perda ou roubo, ou se a senha for digitada incorretamente mais de dez vezes.
Girard, do Gartner, afirma ser importante configurar os equipamentos para desconectarem depois de períodos de inatividade. Ele recomenda o prazo variável entre um e cinco minutos para aparelhos com informações de grande valor, e não mais que dez minutos para aqueles que têm dados de valor médio, e 15 minutos para os que têm informações menos sensíveis. Para voltar a usar o dispositivo, os usuários devem informar a senha novamente. A recomendação é que essa senha seja robusta, com entre sete e 12 caracteres. “Porque é móvel, as pessoas acham que deve ser fácil e resistem a adotar senhas mais fortes. Mas você não pode ter uma senha de quatro dígitos, porque realmente existe uma grande chance de alguém estar observando você digitar”, alerta Girard. Essa preocupação, no entanto, deve estar alinhada à usabilidade, para não afastar o usuário, destaca o especialista. “Pode ser complicado forçar os usuários a colocar senhas de 32 caracteres com quatro símbolos e digitá-la a cada dois minutos”, pondera Kulevicius.
Por Redação da Computerworld
19 de abril de 2010 - 07h05
Como vice-presidente de TI da Windor Foors, em Houston, Texas (EUA), Stephan Henze, precisa estar um passo à frente das últimas tendências tecnológicas. Por isso, vem dedicando tempo a refletir sobre a segurança de smartphones corporativos. Há pouco tempo, a companhia tinha apenas uma dúzia desses dispositivos, mas agora a área de TI gerencia uma centena de aparelhos, número que continuará crescendo. A tarefa de proteger smartphones está ficando cada vez mais complexa, diz Henze, à medida que as necessidades de mobilidade da companhia ganham força. A constatação do vice-presidente da empresa norte-americana vale para todos os gestores da área de tecnologia da informação. A disseminação do uso de smartphones e a dependência da mobilidade tornam o gerenciamento de dispositivos móveis tão crítico quanto é a gestão de computadores.
Mas, na avaliação do diretor de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion, o mercado corporativo ainda carece de políticas de gerenciamento de dispositivos móveis, já que poucas empresas contam com práticas deste tipo efetivamente implementadas. Para ele, o mercado está passando por um momento semelhante ao início da popularização dos desktops no ambiente corporativo, quando também faltava criar uma estratégia para gerenciar esses equipamentos.“Apesar de todos os riscos de segurança, duas em cada três organizações ainda estão se esforçando para definir e implementar políticas de TI ligadas à mobilidade”, concorda o analista da consultoria Strategy Analytics, Philippe Winthrop.
A quantidade de informações que os smartphones levam em si e a facilidade de perder de vista esses aparelhos são os dois fatores que têm despertado a atenção, ainda que tímida, do setor corporativo quanto à necessidade de gerenciar esses dispositivos. O smartphone miniatuariza o ambiente do PC, fazendo com que informações confidenciais e o acesso ao ambiente corporativo circulem de um lado para o outro, literalmente no bolso dos funcionários.
Essa mobilidade já era oferecida por notebooks e desktops, mas ganha novas dimensões com o celular. “A gestão desses dispositivos é imperativa. Eles vêm ocupando um espaço cada vez maior dentro do conceito de mobilidade, porque quanto menor, melhor”, sentencia o diretor de estratégia e arquitetura de TI do grupo químico Rhodia, Fernando Birman.
Padronizar ou não padronizar
Muitas companhias tentam estabelecer este tipo de controle comprando telefones padronizados para o uso dos funcionários. A opção da Rhodia foi pela padronização, usando os modelos da família BlackBerry, da Research in Motion (RIM). “A empresa distribui, dá suporte e tem regras para pagamento da conta e reembolso. A empresa gerencia os dispositivos”, conta Birman. Mas escolher ou não um padrão depende da estratégia e da cultura de cada companhia, observa o executivo. Para ele, o mais importante é que a empresa decida se adotará ou não a padronização.
O grupo alimentício Doux, dono da marca Frangosul, entre outras, por exemplo, ainda não padronizou os dispositivos usados por seus funcionários. Hoje a companhia utiliza o sistema Palm, por conta de um aplicativo de força de vendas, e terminais Blackberry, exclusivamente para executivos da área administrativa. São 120 Palms e 50 dispositivos da RIM. A empresa está em fase de análise das plataformas, que poderá culminar com um processo de mudança, conta o CIO da companhia, Rafael Nicolela. “O próprio mercado ainda não possui um modelo que tenha se firmado como dominante”, pondera o executivo, referindo-se à decisão de adotar ou não uma plataforma única.
Na Mondial Assistance, os membros do conselho de administração utilizam iPhones. Executivos da área comercial usam o modelo E71, da Nokia. Os modelos foram escolhidos em função de usabilidade e, no caso do iPhone, porque a empresa oferece serviços para seus clientes que são acessados apenas por meio do celular da Apple. “O iPhone é mais caro, por isso entra só no conselho executivo. O aparelho da Apple também consome mais por conta da facilidade de se trafegar dados”, explica o CIO da companhia, Marcelo Tort. Ao todo, a Mondial conta com 30 aparelhos para gerenciar, número que deve crescer nos próximos meses, de acordo com Tort. A empresa ainda não definiu se optará ou não pela padronização de smartphones, mas o CIO ressalta que está acompanhando o movimento e as ofertas no mercado. “O sistema Android vem ganhando destaque no mercado e será observado de perto pela companhia”, diz.
Na dúvida sobre homogeneizar ou não o parque de smartphones, o gerente de engenharia de sistemas da fornecedora de soluções McAfee, José Antunes, orienta CIOs a optarem pela primeira alternativa. “ Tudo o que você padroniza leva a um nível de segurança maior”, ressalta. A opção da General Motors (GM) foi oferecer o celular como benefício para todos os 6 mil funcionários da companhia. A vantagem é que os empregados contam com tarifas de uso de planos corporativos oferecidos pelas operadoras Vivo e TIM para suas ligações pessoais. As chamadas corporativas são pagas pela companhia, por meio de um relatório de ligações preparado pelo funcionário e aprovado pelo gestor. As operadoras oferecem uma gama de aparelhos que podem ser escolhidos pelos empregados. No caso dos cerca de 600 smartphones que oferecem acesso à e-mail, a GM padronizou o leque de opções entre dois modelos, um com Windows Mobile e outro com Symbian. "O sistema de e-mail vai direcionar você para alguma plataforma. Se você abrir muito o número de opções, isso causa dificuldades", diz o CIO da companhia, Cláudio Martins.
Segure as rédeas
Uma pesquisa realizada com 300 empresas nos Estados Unidos e na Europa indica que 80% dos participantes informaram ter crescido, nos últimos seis meses a 12 meses, o número de funcionários que querem usar seus próprios aparelhos no ambiente de trabalho. Além disso, 28% deles registraram vazamento de dados devido ao uso não autorizado desses equipamentos. O estudo foi feito pelo fornecedor de ferramentas de gerenciamento e segurança para mobilidade Good Technology.
“Os funcionários não pensam ou perguntam sobre qual laptop vão utilizar. Mas não há dúvidas de que eles vão questionar por que não receberam um BlackBerry, ou por que não podem usar o iPhone ou o Palm Pre. Mesmo que as empresas decidam atender ao desejo de cada usuário, elas precisam levar em conta que têm de gerenciar esses aparelhos e a informação que passa por eles ou é armazenada neles”, afirma Winthrop.
Na verdade, os smartphones devem ser vistos não como telefones, mas como computadores que também fazem ligações. “Antigamente, havia a Internet, a intranet e a rede corporativa da empresa”, diz Henze. Agora, com dispositivos cada vez menores e mais poderosos levando dados para qualquer lugar onde uma pessoa possa ir, esses conceitos se misturaram.
Envolva o usuário
Realmente, um aspecto complicador ligado à gestão de smartphones é que os usuários veem esses dispositivos como aparelhos pessoais e não como equipamentos que devem estar sob o controle do departamento de TI. “O usuário tende a ver o smartphone como algo que é azul e toca música, não como um recurso que deve ser assegurado”, afirma o analista da consultoria Gartner, John Girard. Por isso, o gerente de engenharia de sistemas da McAfee destaca a importância de envolver o usuário para que a política de segurança atinja os resultados esperados. “É preciso mostrar o risco que a informação apresenta para que ele entenda o transtorno que a perda ou o uso indevido do aparelho pode causar à empresa”, orienta Antunes. “Se o usuário não estiver envolvido e apoiando o processo, ele vai anotar a senha na bateria do telefone, vai comprar outro telefone para não ter de usar o que está assegurado, vai driblar a política”, ressalta.
Existem diversas alternativas de soluções para o gerenciamento e o incremento da segurança de smartphones. Alguns dos principais recursos incluem controle centralizado de gerenciamento de senhas; autenticação; encriptação; bloqueio por inatividade e destruição remota de dados. “Uma política de gerenciamento de dispositivos móveis deve ter como objetivo proteger os principais bens da companhia e estar em concordância com a cultura interna da organização”, afirma o gerente de segurança para América Latina da RIM, Pablo Kulevicius. Algumas das medidas de segurança incluem bloqueios por inatividade após de 10 minutos sem que o aparelho seja usado, além de destruição remota de dados se houver suspeita de comprometimento de informações após perda ou roubo, ou se a senha for digitada incorretamente mais de dez vezes.
Girard, do Gartner, afirma ser importante configurar os equipamentos para desconectarem depois de períodos de inatividade. Ele recomenda o prazo variável entre um e cinco minutos para aparelhos com informações de grande valor, e não mais que dez minutos para aqueles que têm dados de valor médio, e 15 minutos para os que têm informações menos sensíveis. Para voltar a usar o dispositivo, os usuários devem informar a senha novamente. A recomendação é que essa senha seja robusta, com entre sete e 12 caracteres. “Porque é móvel, as pessoas acham que deve ser fácil e resistem a adotar senhas mais fortes. Mas você não pode ter uma senha de quatro dígitos, porque realmente existe uma grande chance de alguém estar observando você digitar”, alerta Girard. Essa preocupação, no entanto, deve estar alinhada à usabilidade, para não afastar o usuário, destaca o especialista. “Pode ser complicado forçar os usuários a colocar senhas de 32 caracteres com quatro símbolos e digitá-la a cada dois minutos”, pondera Kulevicius.
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