sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Versão 4.0 dos padrões e-Ping já está disponível

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, 19h44 - TI Inside

A versão 4.0 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-Ping) já está disponível no portal do governo eletrônico (www.eping.e.gov.br). O documento incorpora 29 das 52 contribuições encaminhadas à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, durante o processo de consulta pública realizado pela internet.

Os padrões e-Ping permitem um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade, com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Isso porque possibilita que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

De acordo com a Instrução Normativa nº 4, a partir de 2 de janeiro de 2009 todos os órgãos da administração direta, autarquias e fundações terão que observar as políticas, premissas e especificações técnicas da arquitetura e-Ping quando forem contratar qualquer serviço de tecnologia da informação. A instrução foi publicada em maio deste ano com o objetivo de qualificar o processo de contratação de serviços de TI pelo governo federal.

A nova versão dos padrões e-Ping adota o Open Document Format (ODF) que é um padrão aberto para a produção de documentos como textos, planilhas e apresentações. A sua utilização era recomendada nas versões anteriores. Além disso, traz alterações envolvendo o protocolo de troca de informações, segurança de redes, linguagem para intercâmbio de dados, inclusão de itens relativos à mobilidade e TV digital, entre outras.

Também inclui componentes que tratam da qualidade dos serviços e de protocolos de gerenciamento de rede e novos temas às áreas transversais de atuação do governo, como legislação, jurisprudência e proposições legislativas; troca de informações financeiras; e planejamento estratégico. Isso significa o desenvolvimento de um conjunto de padrões para a representação desses temas.

Em outubro deste ano, a SLTI criou um grupo de trabalho que apresentará até fevereiro de 2009 um modelo de auditoria para verificar a adesão dos órgãos do governo ao e-Ping. O grupo é coordenado pelo Ministério do Planejamento e conta com representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Controladoria Geral da União e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Nenhum comentário: